Home Negócios Antigo carro soviético pode voltar a ser fabricado na Rússia por causa da guerra – Autoesporte

Antigo carro soviético pode voltar a ser fabricado na Rússia por causa da guerra – Autoesporte

by Infonew

A marca soviética Moskvich poderá retornar 21 anos após o fim de suas operações na Rússia. A possibilidade foi divulgada pelo prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, em seu blog pessoal, após a retirada da Renault do mercado russo em decorrência da guerra contra a Ucrânia.

Sobyanin sugere que a Moskvich, fabricante fundada na União Soviética nos anos 1930, assuma as operações que a Renault abandonou no país. A marca francesa vendeu toda sua participação para a cidade de Moscou, incluindo fábricas e os 67,69% que detinha da AvtoVAZ, que produz carros da Lada.

“A marca estrangeira decidiu sair da Rússia. Está no direito de fazer isso, mas não podemos deixar milhares de trabalhadores desempregados”, afirmou Sobyanin. “Em 2022, abriremos uma nova página na história da Moskvich”, completou.

A Moskvich (“moscovita”, em russo) foi criada em 1929 como uma marca estatal de carros populares. Com o início da Segunda Guerra Mundial, toda a linha foi convertida para a produção de veículos militares.

Moskvich 21-41, produzido nos anos 1990 — Foto: Divulgação

Com o fim da guerra e o início da ocupação da Alemanha Oriental pelos soviéticos, a Moskvich adquiriu a licença para produzir carros da Opel. Estes veículos eram feitos na Rússia, mas algumas peças eram oriundas da Alemanha.

Em 1950, o governo russo interrompeu a produção de modelos estrangeiros e passou a financiar o desenvolvimento de seus próprios automóveis. Alguns países, como Finlândia e Noruega, chegaram a receber carros da Moskvich, apesar da tensão na época causada pela Guerra Fria.

Com o fim da União Soviética em 1991, a Moskvich foi privatizada e recebeu o nome OAO Moskvitch. Entretanto, com a entrada de veículos de outros países no mercado russo, mais modernos e tecnológicos, a fabricante entrou em uma grave crise econômica.

A produção dos Moskovich foi interrompida em 2003. A partir deste ano, a marca passou a servir como “barriga de aluguel” para fabricantes do ocidente, montando veículos em sistema CKD na capital russa. Um destes modelos era o Renault Logan, cujo as peças eram importadas da Romênia.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Related Articles

Infonew.com.br © Todos os direitos reservados

error: O conteúdo está protegido!!
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00