Apesar de enfrentar momentos críticos durante a pandemia, a instabilidade da economia ainda preocupa grande parte das famílias do Brasil. Em suma, o poder de compra do cidadão caiu, e esse é o maior reflexo da alta da inflação. Durante abril, o indicador oficial da alta nos preços, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,06%. E assim, essa é a maior variação para um mês de abril desde 1996. Ou seja, em um prazo de 26 anos.
Por outro lado, no acúmulo de 2022, a alta do IPCA está em 4,29% e no de 12 meses em 12,13% – a maior inflação dentre de um ano desde outubro de 2003. Sendo assim, confira a seguir, quais os produtos que pesam mais no bolso do brasileiro, a partir da alta da inflação.
É provável que você também goste:
Alta desenfreada da inflação gera preocupação global
Alta da inflação: quais produtos que mais pesam no bolso do brasileiro?
De acordo com o IBGE, a alta da inflação teve como principal responsável a alta nos preços dos combustíveis. Os produtos subiram 3,2% entre março e abril. Logo, isso equivale a 0,25 ponto percentual no mês. Só a gasolina, teve uma alta de 2,48%.
Enquanto isso, o setor de alimentos, que subiu em março, seguiu subindo em abril. Em especial, os que se voltam ao consumo em domicílio.
Dentre os principais aumentos, os destaques vão para a batata inglesa, com alta de 18,28%; o óleo de soja, que subiu 8,24%; o pão francês, com alta de 4,52%; as carnes, com alta de 1,02%; e o leite longa vida, que aumentou 10,31%. Além disso, o botijão de gás subiu em abril, com alta de 3,32%.
Apesar dessas altas, houve um grupo que auxiliou a controlar o índice da inflação em abril. Em suma, se trata do setor habitacional, o único a demonstrar uma deflação depois da queda nos preços da energia. O percentual ficou em 6,27%.
Ademais, no dia 16 de abril, houve a volta da bandeira verde na conta de luz. Logo, a conta de luz não tem mais a cobrança extra bandeira de Escassez Hídrica.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Lightspring / Shutterstock.com