Apple, Google e Microsoft anunciam a implementação de login sem senha – Época NEGÓCIOS

Apple, Google e Microsoft anunciaram compromisso de implementar tecnologias sem senha em suas plataformas (Foto: unsplash)

Em um esforço conjunto, Apple, Google e Microsoft anunciaram, nesta quinta-feira (5), o compromisso de implementar o suporte sem senha para os padrões de login FIDO em todas as plataformas móveis (sistemas operacionais iOS e Android), ambientes de desktop (MacOS e Windows) e navegadores (Safari, Chrome e Edge). A previsão é que o recurso esteja disponível ao longo do próximo ano.

+”Esqueci minha senha”: é possível criar um futuro sem passwords?

“Assim como projetamos nossos produtos para serem intuitivos e capazes, também os projetamos para serem privados e seguros”, disse Kurt Knight, diretor sênior de Marketing de Produtos de Plataforma da Apple. “Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros, que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas, é fundamental para nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de usuário transparente.”

De acordo com o portal The Verge, o processo de login sem senha permitirá que os usuários escolham seus telefones como o principal dispositivo de autenticação para aplicativos, sites e outros serviços digitais.  Com isso, desbloquear o aparelho com PIN, desenho padrão ou impressão digital será suficiente para entrar nos serviços da Web, sem a necessidade de inserir uma senha.

Essa ação ocorrerá pelo uso de um token criptográfico exclusivo, chamado chave de acesso, que é compartilhado entre o telefone e o site.

Ao tornar os logins dependentes de um dispositivo físico, a ideia das empresas é que os usuários se beneficiem simultaneamente da simplicidade e da segurança. Na prática, será o seguinte: com essa novidade, deixará de ser obrigatório lembrar os detalhes de login nos serviços ou comprometer a segurança reutilizando a mesma senha em vários lugares. Segundo as big techs, isso também tornará mais difícil para os hackers comprometerem os detalhes de login remotamente.

“Com senhas em seu dispositivo móvel, você pode entrar em um aplicativo ou serviço em praticamente qualquer dispositivo, independentemente da plataforma ou navegador que o dispositivo está executando”, apontou Vasu Jakkal, vice-presidente de Segurança, Conformidade, Identidade e Privacidade da Microsoft, em comunicado. “Por exemplo, os usuários podem fazer login em um navegador Google Chrome executado no Microsoft Windows – usando uma chave de acesso em um dispositivo Apple.”

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital

Related posts

Eduardo Bolsonaro aparece em jogo da Copa e causa polêmica na internet

Quando vamos fazer alguma coisa?: técnico da NBA desabafa sobre massacre no Texas; VÍDEO – Globo.com

Pantanal: Jove tenta enganar Velho do Rio, é descoberto e Juma se separa do amado por traição – Bolavip Brasil