Foz do Iguaçu, 09 de maio de 2022, por Igor Queiroz – O assunto de hoje no Agro Notícias é de cor laranja, tem sabor, é versátil e muito nutritivo: que tal aprender a preparar sua própria cenoura em conserva? Cenoura crua e agridoce, a escolha dessa leguminosa é sempre dotada de justificativas nutricionais.
Continua depois da publicidade
“O que há, velhinho?”, clássico bordão do coelho Pernalongas, dito antes de saborear sua deliciosa cenoura. Nesse norte, tomando emprestado o questionamento inicial do famoso mamífero roedor dos universos de Walt Disney: o que há de tão importante na cenoura e, principalmente, na cenoura em conserva?
Ademais, veja também: Aprenda a melhor técnica para tirar bolor de roupa branca e recupere sua peça esquecida no armário
A importância da cenoura para a saúde
Já é conhecido o efeito benéfico da cenoura sobre a visão. Dessa forma, conforme recente publicação de Stella Legnaioli no site eCycle, essa ação se justifica, sobretudo, na presença dos betacarotenos e também da vitamina A, ou retinol – nome que se assemelha à retina, não?
Contudo, fibras, gorduras saudáveis, minerais e outras vitaminas compõe o arsenal nutritivo dessa leguminosa adorada pelo Pernalongas. A cenoura, assim, por tudo o que já foi mencionado, é considerada um prébiótico. Isso significa, na prática, que ela favorece as bactérias que nos ajudam nos processos digestivos.
Conserva de cenoura crua: como fazer?
Vertendo-se, agora, à prática, vamos ao passo a passo. Para uma saborosa e nutritiva conserva em cenoura, basta seguir os passos descritos abaixo. Para tal, os seguintes ingredientes são necessários:
- 1/2 quilo de cenouras;
- Água fervente;
- 1/2 colher de sal;
- 1 xícara de vinagre;
- Recipiente de vidro com tampa.
As cenouras, ainda, podem ser grandes ou você também pode optar por 500 gramas de mini cenouras, o processo é o mesmo. O modo de preparo é simples. Basta, inicialmente, cozinhar as cenouras por 20 minutos. O recipiente deve, de forma específica, ser higienizado com água fervente antes do uso.
Confira, também: Como Lavar Bota De Camurça: Aprenda A Higienizar Sem Estragar A Peça
Após esse passo, adicione ao recipiente o sal e o vinagre. Na sequência, as cenouras e, por fim, a água fervente. Aguarde por um dia, deixando em ambiente arejado e com baixa luminosidade. O passo final, e mais esperado, é consumir.
Cenoura em conserva agridoce
Ademais, abordemos agora a cenoura em conserva agridoce. Rica em nutrientes e sabor, não precisa de nada muito complexo. Contudo, o processo é bem objetivo e de fácil execução. Assim, os seguintes ingredientes são necessários:
- 4 a 6 cenouras médias;
- 1 colher de sal;
- 2 colheres de sopa com mel;
- 3 colheres de sopa com ketchup;
- 1/2 xícara de há com água.
O modo de preparo é básico, sem segredos. Inicialmente, corte as cenouras em pequenos pedaços. Em uma panela, cubra com água e acrescente sal.
O cozimento se dá até a cenoura ficar bem macia. Após esse ponto, escorra toda a água, junte mel e ketchup e, após iniciar o fervimento, acrescente água e deixe até o caldo engrossar.
Assim sendo, depois de todo o procedimento, basta seguir os passos de armazenamento citados acima. Concluindo, vale rememorar a fala do famigerado coelho animado: “ O que você achou da receita de cenoura em conserva, velhinho?”.
Portanto, confira: Como Fazer Polpa De Pitanga? Confira Também Os Benefícios Dessa Fruta