O Chevrolet Equinox 2023 chega ao mercado nacional com dupla proposta, a de manter a boa versão Premier, bem equipada, além da nova aposta, a personalizada RS.
A GM não divulgou os preços oficialmente, mas soubemos por fonte da montadora, que a versão RS custará R$ 204.990 e a Premier sairá por R$ 221.990.
Com visual atualizado, o SUV médio da GM vem de Ramos Arizpe, no México, porém, sua produção será trasladada para San Luis de Potosí, mais ao norte naquele país.
Isso porque a GM mudará a infraestrutura da fábrica para produção de elétricos, com a produção confirmada do modelo Chevrolet Blazer EV 2024.
O Equinox 2023 não é mais feito em Ingersoll, na província de Ontário, onde a planta canadense fará somente os caminhões elétricos da BrightDrop.
Além do México, o Equinox é feito na China. O modelo chega aqui com novas rodas de liga leve e multimídia MyLink atualizada.
Nesse caso, ela agrega agora o Amazon Alexa, assim como Spotify nativo.
O dispositivo vem ainda com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay. OnStar e MyChevroletApp também fazem parte do pacote.
Com OnStar, internet 4G e conexão Wi-Fi, o Equinox 2023 amplia a conectividade também com navegador GPS nativo e Sem Parar gratuito por 12 meses.
O Chevrolet Equinox 2023 tem tração AWD na versão Premier e FWD na RS, ambas equipadas com motor 1.5 Turbo de 172 cavalos e 27,8 kgfm.
A transmissão é automática de seis marchas, não tendo modo Sport, mas no modo L se ode mudar as marchas manualmente.
Medindo 4,652 m de comprimento, 1,843 m de largura e 2,725 m de entre eixos, o modelo tem 468 litros no bagageiro e até 1.627 litros com o rebatimento do banco traseiro.
Chevrolet Equinox 2023 – Impressões visuais
O Chevrolet Equinox 2023 chama atenção para o conjunto ótico full LED com acabamento cromado sobre as lentes e com luzes diurnas na parte superior, com os faróis abaixo.
A grade cromada é bem vistosa e logo atrás do acabamento, ficam as aletas móveis do radiador, que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico.
Mais cromados e faróis de neblina no para-choque, redesenhado igualmente. Já as rodas de liga leve aro 19 polegadas têm design mais agradável e acabamento diamantado.
Atrás, um aplique cromado no para-choque e barras longitudinais no teto, com teto solar panorâmico, completam o visual da versão Premier.
Dentro, o Chevrolet Equinox 2023 mantém o bom acabamento, com cluster analógico recebendo um computador de bordo atualizado.
Já a multimídia MyLink com mais aplicativos, tem um navegador GPS básico, enquanto a conexão com internet e a integração para smartphone bem rápida.
O ambiente é bem amplo e confortável, com banco do motorista com ajustes elétricos e duas memórias, além de revestimento em couro nos assentos e portas.
Com ar condicionado dual zone, dotado de saídas de ar no banco traseiro, que tem encostos ajustáveis.
Tento ainda teto solar panorâmico, o Chevrolet Equinox Premier tem ainda tampa do bagageiro com ajuste elétrico de altura, feito por um botão na porta do motorista.
Já o Equinox RS tem grade frontal preta brilhante, com a gravata Black Bow Tie e o logotipo RS em vermelho.
O para-choque tem design diferenciado com elementos pretos, além de faróis de neblina.
As rodas são escurecidas, assim como o nome Equinox nas portas e barras no teto, mas sem teto solar.
Já na traseira, os emblemas também são pretos e o visual é interessante, assim como dos demais elementos.
Por dentro, o acabamento preto domina, mas com as portas tendo acabamento inferior, enquanto os bancos apresentam costuras vermelhas no material premium.
O assento do condutor tem ajustes elétricos, mas sem memória. Atrás, os difusores de ar se mantêm, enquanto o bagageiro tem tampa de abertura convencional.
Destaque mesmo para a alavanca de câmbio com emblema RS em vermelho, que dá um visual mais esportivo ao Equinox 2023.
Chevrolet Equinox 2023 – Impressões ao dirigir
O Chevrolet Equinox 2023 tem um desempenho bom para um carro volumoso que pesa 1.561 kg na versão RS, que segundo a GM tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
Construído em uma arquitetura ainda baseada na Família II, mesmo que feito em alumínio, o Ecotec 1.5 Turbo tem injeção direta e intercooler.
Ele entrega 172 cavalos a 5.600 rpm e 27,8 kgfm a 2.000 rpm, tendo assim boa resposta em qualquer regime e garantindo retomadas agradáveis.
Sempre com boa disposição, o 1.5 Turbo do Equinox 2023 tem ainda transmissão automática de seis marchas, tendo este mudanças manuais por um botão na alavanca, o que é bem ruim.
Tendo apenas modo L (Low), que permite tal troca, o SUV eleva o giro em quase 1.000 rpm, funcionando como um modo Sport disfarçado, já que troca as marchas automaticamente.
Já a tração AWD na versão Premier eleva o peso do carro para 1.675 kg, tendo botão de ativação da tração nas quatro rodas sob demanda.
Na estrada, mantém o ponteiro em 2.200 rpm a 110 km/h. O Equinox Premier usa o AWD para contornar melhor as curvas e manter um equilíbrio dinâmico melhor.
No caso da RS, o Equinox fica mais “solto”, pesando menos e apenas com força nas rodas dianteiras.
Como não dispõe de tração AWD, o equilíbrio em curvas revela a vantagem do sistema da versão Premier, que também pode ser desativado.
Na estrada, o giro para em 2.000 rpm a 110 km/h, garantindo conforto e eficiência durante as viagens. Nas acelerações, assim como na Premier, a RS encosta nos 5.500 rpm antes do corte.
Com direção elétrica bem calibrada e suspensão com ajuste para o conforto, mas que não peca na hora de manter o equilíbrio do carro, o Equinox 2023 é uma opção interessante para quem busca um SUV médio.