Niterói – RJ, hoje, 17 de maio de 2022, por Paula Vianna – A diabetes é uma doença muito comum e é caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue. Ela é causada pela má absorção do hormônio insulina, que é a responsável em transformar o açúcar do sangue em energia para o corpo.
Continua depois da publicidade
Existem algumas categorias de diabetes, entre as mais conhecidas estão: a tipo 1, tipo 2 e a gestacional. Além do nível alto de glicose no sangue, o que elas têm em comum é a necessidade de uma alimentação balanceada. Veja, então, a diferença entre os tipos de diabetes e como baixar a glicose de forma natural.
Veja também: Como Fazer Bolo FIT Na Airfryer: SEM TRIGO, LEITE E AÇUCAR? Saudável E Gostoso!
Continua depois da publicidade
Diferença entre os tipos de diabetes
- Tipo 1: O pâncreas, órgão responsável pela insulina, a produz em pouca ou nenhuma quantidade. Portanto, as pessoas que têm esse tipo de diabetes geralmente são insulinodependentes. Essa doença normalmente ocorre na infância e adolescência, sendo assim, é difícil a ocorrência de diabetes tipo 1 em adultos.
- Tipo 2: Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 90% das pessoas com diabetes têm a tipo 2. Ela aparece quando o corpo não consegue usar a insulina que produz de forma correta, pois as células ficam resistentes a ela. Essa doença é mais comum em adultos acima de 40 anos.
- Gestacional: O corpo da mulher passa por grandes mudanças físicas e hormonais durante a gravidez. Os hormônios produzidos na placenta inibem a ação da insulina, fazendo, portanto, que o pâncreas a produza em maior quantidade para compensar. A diabete gestacional acontece quando o pâncreas não faz essa compensação e os níveis de glicose ficam altos no sangue.
Veja também: Sobremesa Saudável De Aveia, Banana E Cacau: Aprenda A Fazer E Coma Sem Culpa!
Continua depois da publicidade
Como baixar a diabetes de forma natural
É importante lembrar-se de que qualquer tipo de diabetes deve ser tratado com acompanhamento médico. Porém, existem várias formas de ajudar esse tratamento de forma natural, principalmente no que diz respeito à alimentação.
O exercício está diretamente ligado ao bem-estar do corpo. Especialistas afirmam, assim, que ele é indispensável para o controle da diabetes, pois reduz o nível de açúcar do sangue e ajuda as células a se tornarem mais sensíveis à insulina.
Glicemia e alimentação
- Diminua a quantidade de carboidratos
Carboidratos têm alto índice glicêmico, ou seja, o pâncreas libera uma grande quantidade de insulina para manter o nível de glicose do sangue normal.
Já ouviu falar que carboidrato vira açúcar? Lembre-se de que diminuir não é cortar completamente, os carboidratos são fundamentais para uma alimentação balanceada.
- Dê preferência para os carboidratos integrais
Troque o arroz, macarrão, farinhas e biscoitos por suas versões integrais. Além do índice glicêmico mais baixo, são ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade.
Em matéria de 2018 para o G1, a endocrinologista Denise Franco e a nutricionista Maristela Strufaldi afirmam que alimentos integrais têm uma digestão e absorção mais lenta, portanto, acarretam menor pico insulínico.
A glicemia alta pode ter efeito diurético, repor esses líquidos é necessário para não haver risco de desidratação.
Veja também: Jeito Certo De Fazer Arroz Integral: Desse Jeito Fica Soltinho E Delicioso!
…
…