A cebola é um alimento composto de muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem muito bem para saúde. Mas engana-se quem pensa que só dá para aproveitar a estrutura interna, pois por incrível que pareça, é possível aproveitar as cascas para fazer chás e desfrutar ainda mais dos benefícios desse alimento natural.
Veja também: 9 alimentos para melhorar o bom-humor de qualquer pessoa
Quais os benefícios do chá com cascas de cebola
Por conter vitaminas e antioxidantes, o chá feito a partir das cascas da cebola contribui de diversas maneiras à saúde. É eficaz para acalmar a tosse: o chá é rico em quercetina, um composto antioxidante que alivia os sintomas da tosse, dores de garganta e sintomas da gripe. A substância possui também ação anti-inflamatória e analgésica, além de fortalecer as defesas do corpo.
O chá de cebola possui ação diurética, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas. Graças à quercetina, que entre tantos benefícios, contribui na diminuição do colesterol e melhora a circulação sanguínea.
Além disso, o consumo de chá de casca de cebola contribui para ter uma pele mais bonita e jovem. Suas propriedades antioxidantes, eliminam os radicais livres e diminui os efeitos do envelhecimento precoce.
Se você combinar a cebola com o alho, o resultado será um poderoso anti-inflamatório natural, capaz de manter a pressão arterial equilibrada, além de cumprir uma função de antibiótico, eficaz para tratar inflamações no estômago, garganta e fortalecer a imunidade.
Como fazer chá de cascas de cebola?
Para fazer esse chá, pode ser usado tanto as cascas de cebola roxa como a branca. Veja a receita para o preparo de 500 ml de chá.
Descasque uma cebola orgânica, use 2 dentes de alho orgânico amassado (se preferir, é opcional) e para adoçar use mel (a gosto).
Coloque em uma panela todos os ingredientes e deixe ferver. Quando estiver fervendo, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Após esse tempo, coe e adoce a gosto para beber.