Descubra quem teve o melhor resultado: Itaú, Bradesco, Santander ou BTG – O Antagonista

Foto: EBC

Com o anúncio dos resultados dos maiores bancos privados do país, preparamos uma análise com um indicador um pouco diferente do que usualmente os analistas do mercado utilizam. Nós estudamos os resultados divulgados e os normalizamos pelo índice de cobertura, ou seja, pelo tamanho da reserva separada para perdas com inadimplência e a sua variação entre o primeiro trimestre de 2022 contra o quarto trimestre de 2021.

Itaú (ITUB4)

O Itaú divulgou na manhã de hoje (9), um lucro líquido de 6,8 bilhões de reais, em linha com os números do Bradesco. A qualidade dos números do banco liderado pela família Setúbal foi superior. No entanto, o índice de cobertura apresentou uma redução de 9%, indo de 241% para 232%, uma queda menor na comparação com as demais instituições financeiras e este é o principal indicador que analisamos aqui. Com isso, segundo nossas métricas, o lucro normalizado do Itaú seria de 5 bilhões de reais. Dessa forma, o desempenho foi um pouco menor, mas ainda assim com uma entrega acima das dos demais.

Bradesco (BBDC4)

O Bradesco teve um resultado intermediário na comparação com os outros dois grandes bancos privados. Com o lucro divulgado em linha com o Itaú de 6,8 bilhões de reais, neste trimestre, a instituição financeira teve um índice de cobertura de 235%, ante 260% do último trimestre de 2021. Logo, para o banco manter o mesmo nível de cobertura, teria de ter aumentado sua provisão em 5 bilhões de reais. Diante disso, o lucro do Bradesco ficaria em 2 bilhões de reais, o que seria bastante abaixo do divulgado, mesmo com o incremento de provisão para devedores duvidosos, que foi de 23% no trimestre.

Santander (SANB11)

Com o crescimento da inadimplência, o Santander teve o resultado mais impactado e a provisão para devedores duvidosos subiu 46%, com a divulgação de um lucro líquido de 3,9 bilhões de reais. Com a carteira do crédito mais exposta ao crédito auto e também às pessoas físicas, o índice de cobertura caiu de 283% para 213%, a maior queda entre os três grandes bancos privados. Normalizando o índice de cobertura, precisaríamos de uma provisão adicional de 2 bilhões de reais, o que deixaria o lucro normalizado em 1,8 bilhão.

BTG Pactual (BPAC11)

Já o maior banco de investimentos do país, o BTG Pactual, apresentou forte resultado no primeiro trimestre de 2022, com a aumento de receita em 56%, em relação ao primeiro trimestre de 2021, e chegando ao valor de 4,3 bilhões de reais. O desempenho mais forte veio no segmento de Sales&Trading, que cresceu 83% frente ao 1T21, e 62% quando comparado ao 4T21. Esse crescimento se deu por causa da maior volatilidade do mercado, que ocasionou o maior volume de transações. Além disso, o BTG fechou o trimestre com um lucro de 1,9 bilhão de reais, expansão de 65% na comparação anual. Como a composição das receitas do BTG é diferente dos bancos tradicionais, preferimos analisar o seu caso por diferentes métricas.

Conclusão

De modo geral, o resultado dos bancos tradicionais foi neutro, com a crescente inadimplência e em meio à alta de juros, trazendo desafios para essas experientes instituições. Muito embora conheçam bem esse tipo de cenário, elas estão tendo seus índices de cobertura para perdas reduzidos, o que sem dúvida, é um ponto de atenção. Entre os tradicionais, o que se destacou foi o Itaú. Já o BTG, apesar de ser um negócio udiferente, foi o destaque positivo em nossa visão.

João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações

Nota: os bancos têm grande peso na Bolsa. Mas em quais ações do setor vale a pena investir? No curso Valuation Total — Valor Além dos Números, João Abdouni, analista financeiro certificado (CNPI) da casa de análise independente Inv, ensina a “habilidade obrigatória” para você compor uma carteira de ativos vencedora. Clique aqui para saber mais sobre a habilidade que pode transformar você em um investidor de sucesso.

Mais notícias

Related posts

Ata do Fed: Membros querem se mover rapidamente em aumentos de taxas Por Investing.com – Investing.com Brasil

Raízen (RAIZ4) vai investir R$ 20 bilhões em usinas E2G até 2031; investidor deve se animar com a notícia? – Money Times

Receita Federal do Brasil agora exige que brasileiros paguem imposto até mesmo nas negociações cripto-cripto – Cointelegraph Brasil