Imagem: Reprodução / Portal Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informou nesta semana que já puniu 896 agentes financeiros por irregularidades na oferta de crédito consignado desde o início da vigência da autorregulação, em janeiro de 2020.
Só em março, foram 21 empresas que receberam sanções por esse motivo. Desse resultado, 11 correspondentes bancários foram advertidos, 9 tiveram suas atividades suspensas de forma temporária e 1 ficou impedido de atuar em nome do banco de maneira definitiva.
No total, já são 38 empresas que perderam o direito de exercer a atividade em definitivo. Isso acontece quando, depois de ser reincidente, o agente financeiro volta a fazer práticas irregulares.
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Pela autorregulação, é considerada falta grave qualquer forma de captação ou tratamento inadequado ou ilícito dos dados pessoais dos consumidores sem sua autorização. Entretanto, uma reclamação comum dos clientes é a oferta abusiva e sem consentimento de crédito.
“O assédio comercial muitas vezes leva ao superendividamento dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis. E isso não interessa a ninguém, nem ao consumidor nem aos bancos.”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban, em nota.
Quando se trata de crédito consignado a situação é ainda pior, já que o maior alvo das agências são os aposentados que recebem o benefício pelo INSS. Pela maioria ser composta por idosos, esses consumidores são mais vulneráveis a fechar um acordo que é, na verdade, prejudicial para a sua renda.
“O consignado é uma opção de crédito muito utilizada pelos brasileiros. É fundamental que sua oferta seja feita com assertividade e transparência, para que os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, entendam o produto e sua sistemática, optando por sua contratação no momento oportuno.” afirmou em nota a presidente da Associação Brasileira de Bancos, Sílvia Scorsato.
O que fazer para impedir ligações de bancos oferecendo crédito?
A dica que a Febraban dá para os consumidores que já não aguentam mais as ligações bancárias é se cadastrar na plataforma Não me Pertube. Por meio desse site, os consumidores podem proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato para oferecer crédito consignado.
Segundo o levantamento feito pela Febraban, entre 2 de janeiro de 2020 e 26 de abril de 2022, foram feitas 2.933.115 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta indesejadas sobre crédito consignado.
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