Novo BMW Série 3 2023 tem novo visual, telas curvas e é sempre híbrido – Quatro Rodas

Na última semana foram reveladas imagens do primeiro facelift do BMW Série 3 que está em sua quinta geração, mas agora o sedã é apresentado oficialmente. As vendas na Europa começam em setembro deste ano, mas não deve demorar muito para sua produção em Araquari (SC) começar. 

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O BMW Série 3 é o carro mais vendido da marca em todo mundo e também foi é o sedã de luxo mais vendido na Europa em 2021, com 115.000 unidades contra 81.000 exemplares do Mercedes Classe C e 77.000 do Audi A4. No Brasil, respondeu por mais de 70% das vendas do segmento com 6.009 emplacamentos contra 561 do Mercedes e 530 do Audi.  

O que muda no BMW Série 3 2023?

Na dianteira notamos que os faróis são agora mais estreitos e que as luzes de condução diurna assumiram uma forma em “L” invertido. Os faróis são em LED e podem ser adaptativos caso o cliente opte pelo pacote opcional.

Divulgação/BMW

A caraterística grade em “rim” viu os seus traços ligeiramente retocados, incorporando agora barras verticais duplas, mas sem ganhar proporções exageradas como em outros carros da marca.

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Na traseira, há uma superfície maior pintada na cor da carroceria, lanternas igualmente mais finas e ponteiras de escape de maior diâmetro (90 a 100 mm, dependendo da motorização). Nesse facelift nenhum Série 3 estará equipado com rodas menores do que de 17”.  

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Quem gosta de versões mais esportivas poderá optar pelo pacote M Sport com uma grade em padrão colmeia, para-choques de desenho específico e rodas de 18”. Há, ainda, ponteiras de escape trapezoidais e tampas de retrovisores em preto brilhante. 

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Outro pacote esportivo é o M Sport Pro, com revestimentos exteriores exclusivos, além de um sistema de frenagem M que inclui pinças vermelhas. 

Interior à moda dos BMW i

Por dentro a configuração e as soluções tecnológicas aproximam o Série 3 dos mais recentes modelos da BMW, especialmente os elétricos iX e i4. Passam a ser usadas duas telas digitais curvas: a do quadro de instrumentos é de 12,3” e a da central multimídia, de 14,9”. Há uma significativa redução do número de comandos físicos, sendo favorecido os táteis e os por voz. 

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O seletor da caixa automática Steptronic de oito velocidades (que passa a ser a única disponível) apresenta um novo desenho e está posicionada no console central. 

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Passam a ser sempre de série os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema de navegação, o retrovisor interno eletrocrômico e o ar condicionado automático de três zonas.

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O progresso registado nos sistemas de conectividade e de interação do motorista com o veículo é enorme, fruto da adoção do recente sistema que a BMW usa em todos os seus novos modelos. 

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No caso das versões híbridas plug-in, o app My BMW funciona como uma preciosa ferramenta para que os processos de carregamento da bateria sejam o mais fluidos e rápidos possível. Foi melhorada a integração de dispositivos Android e Apple e passa a ser possível efetuar atualizações remotas (over-the-air) de software e funções do veículo.

Gasolina, diesel e híbridos plug-in

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A gama de motores é idêntica e mantém-se bastante ampla, entre diesel e gasolina (todos híbridos leves ou mild hybrid). 

O motor de quatro cilindros, 2.0 é a base das versões 318i (156 cv), 320i (184 cv), 330i (245 cv), enquanto o 340i (374 cv) usa a unidade de seis cilindros em linha, 3.0 litros, com tecnologia mild hybrid. 

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Os diesel baseiam-se no bloco de 2 litros sempre mild hybrid, com potências de 150 cv (318d), 190 cv (320d) e 286 cv (330d). O 340d também é servido por um motor de seis cilindros, 3 litros, igualmente mild hybrid. 

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Resumidamente, a eletrificação leve consiste em um motor de arranque/gerador que atua como propulsão elétrica para assistir o motor de combustão para que este funcione nos regimes mais eficientes, além de fornecer 11 cv que ajudam a tornar a aceleração mais imediata.

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Por último, os híbridos plug-in juntam o mesmo motor de quatro cilindros a gasolina a um motor elétrico de 109 cv nas duas variantes 320e (204 cv/35,6 kgfm) e 330e (292 cv/42,8 kgfm), qualquer delas com uma autonomia elétrica de 54 a 62 km. 

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A versão renovada chega com todas essas versões no mercado europeu até setembro de 2022 e ainda não foram revelados os preços definitivos. A expectativa é que chegue por aqui em 2023, mas com uma gama menor de versões.

Fotos do BMW Série 3 2023

 

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