Pode parecer estranho para quem não acompanha o mercado automotivo de perto, mas após a criação do Grupo Stellantis, formado pela fusão dos grupos PSA – de Peugeot e Citroën – e FCA – de Fiat e Jeep – para dar dois exemplos de cada, seria natural ver uma troca de forças entre as marcas. Coisa que que acontece agora com o novo Peugeot Partner Rapid, que nada mais é, do que um Fiat Fiorino com assinatura Peugeot.
Portanto, caso encontre com um deles na rua e queira saber se é um Fiorino ou um Partner Rapid, a principal diferença está no logo francês estampado na grade dianteira, que também tem desenho diferente. Além disso, o Partner Rapid traz luz de seta nos retrovisores, nome do modelo na moldura lateral e, novamente, o logo francês e o nome do modelo nas portas traseiras.
Assim como o Fiorino, o Partner Rapid é um modelo feito para o trabalho, o que logo nos leva a entender que não tem muitas frescuras. No caso do Partner Rapid, são duas versões de acabamento, Business e Business Pack, que se diferenciam pela quantidade de equipamentos. E falando em pouca frescura, as rodas aro 14 são sempre de ferro com calotas e, na versão mais simples, o furgão não oferece direção hidráulica, ajuste de altura do volante e nem ar-condicionado.
Já a versão Business Pack entrega um pouco mais de conforto para o motorista, com ajustes de altura para o volante, banco e cinto de segurança. Merece consideração ainda por trazer alguns cuidados projetados para garantir facilidades para o pequeno empreendedor que trabalha com o furgão, como espaços estratégicos para acessórios no painel e portas, inclusive um desenhado para guardar a maquininha de cartão de crédito.
Outro item importante para quem escolhe esse tipo de veículo é o tamanho do compartimento de carga. Nele, há espaço de 3,3 m³ e capacidade para carregar até 680 kg, com direito a tapete de borracha cobrindo todo o assoalho do compartimento, iluminação e portas com abertura de até 180º.
Bom pacote de segurança
Apesar da simplicidade, o Partner Rapid conta com importantes recursos de segurança. São itens de série os controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência.
O conjunto motor e câmbio também é exatamente igual ao do Fiorino, formado pelo conhecido motor 1.4 flex de oito válvulas, com 86 cavalos de potência e 12,2 Kgfm de torque, mais a transmissão manual de cinco marchas.
Com a chegada do Partner Rapid, a Peugeot se fortalece em um segmento onde já tem bons representantes, como os modelos maiores Expert e Boxer. Um mercado aliás, onde conta com participação de respeito, hoje de 7,4 %. E vai aproveitar ainda a alta demanda por esse tipo de veículo provocada pelo crescimento dos serviços de entrega rápida urbana, estimulada, principalmente, durante o período de pandemia.
O modelo está bem distante do Peugeot Partner já foi vendido aqui e que oferecia mais espaço e conforto, mas que nunca foi um estouro de vendas, assim como os modelos de passeio da marca. Só que agora, com o corpinho do Fiat Fiorino – e a credibilidade desse tradicional furgão – tem grandes chances de se dar bem.
Preços Peugeot Partner Rapid
Business: R$ 101.390,00
Business Pack: R$ 106.090,00