As redes sociais conectam pessoas, tanto para o bem quanto para o mal. Nos últimos dias um comercial do Volkswagen Polo começou a rodar por grupos do WhatsApp, acompanhado de uma mensagem em áudio gravada por uma pessoa desconhecida. O vídeo é um comercial de 2021 no qual o hatch é acompanhado de um casal homossexual; já o áudio que o acompanha critica essa propaganda.
A peça foi publicada nas redes sociais da marca no dia 6 de maio, mas só hoje que começou o rebuliço no aplicativo de mensagens. Nela diz “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, para dar destaque às evoluções tecnológicas do veículo.
VEJA TAMBÉM:
Claro que os mal-intencionados fizeram militância sobre a propaganda e piadas de baixo calão com o carro e o casal. Procuramos a Volkswagen para comentar sobre o ocorrido. Ela não pretende retirar a publicação por causa dos comentários. Confira a resposta na íntegra:
A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.
Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.
No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”
Veja o comercial:
Não é a primeira vez que essa publicidade do Polo gera comentários
Quando foi publicada pela primeira vez, em 2021, a peça publicitária do Volkswagen Polo estrelada pelo casal foi alvo de ataques. Segundo o Uol Carros, os dois homens que estrelam a peça publicitária foi alvo de ataques homofóbicos nas redes sociais. Declarações homofóbicas e transfóbicas são crime no Brasil desde 2019.
Ações focadas no público LGBTQIA+ estão em alta
Graças as conquistas recentes e luta por representatividade, o público LGBTQIA+ vem tomando mais espaço e as empresas vem deixando os preconceitos de lado.
Essa peça do Polo não é a única ação da Volkswagen em favor de minorias. A fabricante alemã iniciou no último dia 2 um programa de estágio que busca aumentar a diversidade na empresa, trazendo mais pessoas pretas, mulheres, LGBTQIA+, PcD e gerações sêniores.
Outras montadoras também seguem trabalhando em prol da diversidade. A Stellantis assinou recentemente um compromisso para promover diversidade dentro da empresa. A Nissan pintou uma faixa de pedestres com as cores da bandeira LGBTQIA+ dentro de sua fábrica. A Subaru foi a pioneira nesse tipo de ação, nos anos 90.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: