Na divulgação do balanço financeiro do primeiro trimestre de 2022, a TIM trouxe uma informação importante sobre a incorporação da unidade móvel da Oi. Com a compra da maior parte dos ativos da Oi, a operadora irá alocar o mar de cobertura em 5.370 municípios brasileiros.
A TIM informou que tem cobertura móvel, assim como a Oi, em 3.262 municípios. No entanto, 1.844 outras localidades são atendidas apenas pela TIM, enquanto que 264 cidades são atendidas apenas pela Oi, considerando que aqui se fala apenas das regiões que a empresa de telecomunicações italiana irá assumir.
Segundo dados da Teleco relacionados ao mês de março deste ano, a TIM possui cobertura de telefonia móvel em 4.957 municípios, ficando atrás da Vivo, que tinha 5.004 cidades. Só que, a TIM já liderava na tecnologia 4G, marcando presença em 4.794 localidades. É esperado que a operadora alcance todas as cidades brasileiras com 4G até o próximo ano.
Com a adição das cidades cobertas apenas pela Oi que irão para TIM, a tornará líder em cobertura. Embora seja precipitada a informação, a Claro e a Vivo ainda não revelaram o número de municípios cobertos com a soma das redes da Oi, é possível que a operadora continue no topo do ranking, já que foi a maior compradora da operação e irá receber clientes de 29 diferentes DDDs.
A Claro ficou com clientes de 27 DDDs, mas sua rede ainda é significativamente menor, onde ela atende 4.503 cidades, sendo que somente 3.075 são com tecnologia 4G.
Independente de qualquer coisa, os clientes da Oi terão acesso a redes mais extensas e moderna, seja na Claro, TIM ou Vivo, pois sozinha, a Oi tinha cobertura apenas em 3.611 cidades, sendo que o 4G existia apenas em 1.043 municípios, enquanto que o 3G chegava em 1.670 localidades. Em determinadas regiões, a operadora oferecia apenas o 2G.
Cobertura 4G de todos o municípios
A TIM assumiu o compromisso de levar cobertura 4G para todos os municípios brasileiros até 2023, que surgiu de um acordo realizado com a Anatel, que determinou que a empresa expandisse o serviço para 350 novas cidades.